Energia maremotriz é o modo de geração de electricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Em qualquer local a superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixos, chamados marés. Em certas baías e estuários, como junto ao Monte Saint-Michel, no estuário do rio Rance, em França, essas marés são bastante amplificadas, podendo atingir alturas da ordem dos 15 metros .
Os oceanos que cobrem dois terços do planeta constituem o maior colector de energia solar imaginável, as marés, originadas pela atracção lunar também representam uma tentadora fonte energética. E em conjunto, a temperatura dos oceanos, as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar.
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidroeléctrica:
-Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar;
-Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina hidráulica, produzindo energia eléctrica;
-Na maré baixa, o reservatório é esvaziado e a água passa novamente através da turbina, agora em sentido contrário, produzindo mais energia eléctrica.