sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Energia Eólica

A Energia Eólica é a energia produzida pelo vento, que é um recurso energético renovavel, e cujo investimento inicial pode ser compensado em poucos anos, a nível monetário e ambiental. Para captar a energia eólica e a transformar em energia eléctrica é utilizado um aerogerador – conjunto de turbinas integrado no eixo de um cata-vento.
Quando exposto ao vento um aerogerador produz corrente alternada que, depois de rectificada é armazenada em baterias e depois é canalizada para a rede de energia pública.
           


                    Fig.1 – Esquema de gerador eólico a alimentar uma habitação

Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia eléctrica através da energia eólica foi de aproximadamente 158 gigawatts (GW), suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil. Para se ter uma ideia da magnitude da expansão desse tipo de energia no mundo, em 2008 a capacidade mundial foi de cerca de 120 GW e, em 2007, 59 GW. Os EUA lideram o ranking dos países que mais produzem energia através de fonte eólica. O total instalado nesse país ultrapassa os 35 GW. Atrás deles vem a Alemanha, com cerca de 26 GW instalados, e a China, com 25 GW.

Qual a energia renovável mais rentável?