quarta-feira, 2 de março de 2011

Portugal na liderança das renováveis

Portugal, no âmbito destas novas directrizes da EU, comprometeu-se a aumentar o peso das energias renováveis de 20,5%, em 2005, para 31% em 2020.

Fixou o 5º objectivo mais ambicioso entre os países membros. Trata-se de uma meta de aplicação transversal, abrangendo os sectores dos transportes, sistemas de aquecimento/arrefecimento e produção de electricidade. É, no entanto, este último que terá de fazer o maior esforço de incorporação de fontes de energia renováveis.



Em 2020, cerca de 60% da electricidade consumida em Portugal terá de ser produzida a partir das várias fontes renováveis: hídrica, eólica, solar, ondas, biomassa. Para 2010, esse objectivo é de 45%.

A multiplicação de parques eólicos pelo país é já resultado desse posicionamento de liderança europeia nas renováveis adoptado por Portugal. Em Dezembro de 2008, existiam 2.858MW de capacidade eólica instalada. No final da próxima década, as eólicas poderão atingir os 8.500MW, de acordo com as previsões do Governo.

O aumento da capacidade de produção de hidroelectricidade, com o reforço de potência e construção de novas barragens, é também reflexo da mesma política energética.




Qual a energia renovável mais rentável?